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Durante seus 40 anos de vida, Fabiana nรฃo tinha o hรกbito de praticar alguma atividade fรญsica. Com a pandemia da Covid-19, ela ficou bastante assustada e percebeu que muitas doenรงas โ€“ como diabetes, hipertensรฃo e doenรงas cardiovasculares โ€“ podem ser evitadas.

Assim, hรก cerca de um ano, Fabiana comeรงou a andar de bicicleta trรชs vezes por semana. Obviamente, sua saรบde melhorou. Ela se sentia mais disposta e alguns exames melhoraram. Em suma, a bicicleta passou a ser sua melhor amiga. Porรฉm era preciso orientรก-la sobre algumas questรตes.

Sempre รฉ possรญvel melhorar

Andar de bicicleta รฉ uma atividade aerรณbia que promove muitos benefรญcios fisiolรณgicos. Porรฉm, apresenta algumas limitaรงรตes como: falta de impacto โ€“ essencial para o fortalecimento รณsseo e prevenรงรฃo a osteoporose โ€“ e pouca exigรชncia de forรงa da musculatura โ€“  sobretudo do tronco e dos membros superiores. 

Conhecendo Fabiana e sabendo que seria possรญvel para ela realizar outra tipo de exercรญcio em, pelo menos, mais dois dias na semana, dei a ela algumas dicas e orientaรงรตes.

Um tipo de atividade fรญsica basta?

Costumo dizer que nรฃo existe um tipo de atividade fรญsica que seja melhor do que outra โ€“ claro que, dependendo dos objetivos, histรณrico e momento presente da pessoa um determinado tipo serรก mais indicado โ€“, mas sim, que os diferentes tipos sรฃo complementares. Os benefรญcios de um somados aos de outro irรฃo acarretar em inรบmeros vantagens, promovendo a saรบde e o bem estar. 

Fabiana estava praticando uma atividade aerรณbia e seria interessante que adicionasse em sua rotina exercรญcios de forรงa. Sendo assim, ficou combinado que eu elaboraria um programa que ela pudesse fazer em casa. Ela  nรฃo gosta muito de academia, a alternativa foi elaborar um programa que ela pudesse realizar dentro de seu domicรญlio. 

Combinamos  data, horรกrio e valor. Fabiana me prometeu que teria disciplina e faria o treino em trรชs dias na semana. Desta forma, sua semana de treino seria linda: trรชs dias de atividade aerรณbia e trรชs dias de treino de forรงa. Certamente, seu condicionamento daria um salto e ela estaria cada vez mais saudรกvel.

Resultados positivos

Dito e feito. Dois meses depois, voltei ร  sua casa de para alterar seu programa. Ela estava com mais massa muscular, menos gordura e seu rendimento na bicicleta havia sido aprimorado. Obviamente, seu organismo estava ainda mais saudรกvel.

O caso de Fabiana รฉ muito comum entre as pessoas. Hรก muita gente que faz โ€œsomenteโ€™โ€™ um tipo de atividade fรญsica e deixa de se beneficiar de outras formas. Portanto, ainda que faรงa regularmente um tipo de atividade fรญsica โ€“ corrida, nataรงรฃo, musculaรงรฃo etc. โ€“ pense em outras alternativas para que os benefรญcios sejam maximizados. 

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