Em apoio a municípios, Estado realiza digitação das fichas de vacinação contra Covid-19

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), está realizando um trabalho colaborativo com os municípios que apresentam baixo índice de vacinação devido à falta de inserção dos dados nos sistemas de registros, como o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).

A estratégia adotada pelas equipes do PNI se deu em razão de alguns municípios solicitarem mais doses de vacinas, sendo que a demanda não se justificava pelos registros.

“Passamos a monitorar principalmente os municípios com cobertura baixíssima. A princípio iniciamos um trabalho em Tarauacá, em que digitamos mais de oito mil fichas. Após a inserção dos dados das fichas no sistema, o município saiu do último lugar de cobertura vacinal no estado e disparou para o décimo”, destacou a coordenadora do PNI, Renata Quiles.

Além de impulsionar a vacinação, por meio de caravanas e arrastões também são realizados mutirões de inserção das informações no sistema do Ministério da Saúde (MS), o que vem sendo praticado desde agosto, de acordo com Renata Quiles. “Agora vamos começar o monitoramento em Capixaba e Senador Guiomard, que já recebeu um trabalho no mês de julho”, explicou.

Em Rio Branco, o trabalho vem sendo efetivado em parceria com o Município, explica Renata: “Tudo que o Estado tem produzido nos mutirões de vacinação é imediatamente informado ao sistema, para não dar essa sobrecarga ao Município. Assim que conseguirmos finalizar esse procedimento nos municípios que já estão em monitoramento, iremos iniciar em outros”.

agência do Acre

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *