Estado e Banco do Brasil assinam convênio para abrir contas de apenados no Iapen

Visando facilitar o pagamento feito aos presos que cumprem pena privativa de liberdade e exercem atividade laboral remunerada, o governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), assinou nesta quinta-feira, 6, um convênio com o Banco do Brasil. A partir de agora, as contas bancárias para pagamento dos apenados serão abertas no próprio Instituto.

O sistema disponibilizado pelo Banco do Brasil e que já é utilizado para outras demandas financeiras do Iapen, passa a contar com a possibilidade de abertura de contas e solicitação de cartões. Os dados e documentação necessária serão obtidos pelas equipes técnicas das unidades.

“É um momento importante para o Iapen e, principalmente, para as pessoas que cumprem pena privativa de liberdade e que estão em atividade laboral”, destacou o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha.

Ele também frisou que o Acre se torna uma referência para o Brasil ao ser o primeiro estado a disponibilizar o serviço dentro do órgão de administração penitenciária. “Nós não vamos precisar mais levar o apenado até uma agência do banco para que realize o procedimento de abertura de conta. Isso demorava e demandava toda uma logística de segurança”, afirmou.

Sistema já utilizado pelo Iapen contará com a possibilidade de abertura de contas e solicitação de cartões. Foto: Elenilson Oliveira

O superintendente do Banco do Brasil no Acre, Márcio da Costa Carioca, destacou que a instituição financeira tem bom relacionamento com o governo do Estado e que o convênio trará muitos frutos, inovando e trazendo maior comodidade para o Sistema Penitenciário.

“Certamente essa operacionalização, por meio do nosso sistema já instalado no Iapen, será muito bem utilizada para que nós possamos reduzir qualquer constrangimento. Esse convênio vai nos permitir atender o apenado de forma mais satisfatória”, disse.

Foto: Elenilson Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *