Festival de Sundance será virtual após pico de contágio nos EUA

O Festival de Sundance cancelou seus planos de realizar uma edição presencial neste ano. Os organizadores do principal festival de cinema independente dos EUA anunciaram nesta quarta-feira (5/1) o cancelamento de toda as exibições previstas devido à rápida propagação da variante ômicron do coronavírus nos Estados Unidos. Na segunda-feira (3/1), o país registrou o recorde de mais de 1 milhão de casos de covid-19 em um único dia, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Por conta deste pico de contágio, o Sundance Institute, responsável pelo evento, decidiu realizar uma edição virtual entre 20 e 30 de janeiro, repetindo iniciativa do ano passado.

“Apesar dos protocolos mais ambiciosos, a variante ômicron, com sua esperada alta transmissibilidade, está desafiando limites da segurança sanitária e das viagens, entre outros, nos Estados Unidos”, disseram os organizadores em um comunicado. “É por isso que estamos anunciando que os eventos presenciais do festival em Utah serão realizados em formato virtual este ano”.

“Embora seja uma grande perda não ter uma experiência pessoal em Utah, não acreditamos que seja seguro nem viável reunir milhares de artistas, público, funcionários, voluntários e parceiros de todo o mundo por um período de 11 dias enquanto as comunidades sobrecarregadas já estão lutando para fornecer serviços essenciais”, segue o texto. “Nos últimos dias, tornou-se cada vez mais claro que esta é a decisão certa para o cuidado e o bem-estar de toda a nossa comunidade.”

Não está claro se a mudança impactará a lista de filmes selecionados. Muitos cineastas podem não concordar com a transmissão digital de obras inéditas, por temor à pirataria.

A relação original de filmes reúne mais de 80 títulos, entre novas obras de cineastas consagrados e muitas novas vozes que esperavam surpreender o público no final deste mês. Entre os títulos selecionados, estão documentários sobre Bill Cosby, Lucille Ball e Kanye West, o primeiro longa-metragem dirigido por Lena Dunham em mais de 10 anos e filmes estrelados por John Boyega, Dakota Johnson e Regina Hall, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *