Há 161 anos nascia Jigoro Kano, o pai do judô

“O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência”. Este é apenas um dos ensinamentos deixados por Jigoro Kano, o pai do judô. 

Nascido em 28 de outubro de 1860 em Mikage, no Japão, transformou uma arte marcial em estilo de vida. O pai de Jigoro Kano passava pouco tempo com a família por causa do trabalho. A mãe era bem rigorosa em casa, mas sempre se preocupou em proporcionar uma infância feliz aos filhos. Essa convivência durou pouco, já que, quando Jigoro Kano tinha nove anos, a mãe ficou doente e morreu. O pai, então, decidiu mandar o garoto para estudar em Tóquio, onde estudou inglês e se tornou tradutor anos depois. 

Passou por anos difíceis na escola: tinha um físico aparentemente frágil, com 1,5 metro de altura e menos de 50kg. O garoto franzino sofreu bullying e chegou a apanhar de colegas. Foi então que, aos 16 anos começou a treinar Ju-jutsu, uma arte marcial que usava o corpo para ataque e defesa. 

A busca pelo aprimoramento físico não afastou Jigoro Kano da educação formal. Em 1881, aos 21 anos, se formou em literatura, ciências políticas e econômicas na Universidade Imperial de Tóquio. No ano seguinte, em 1882, inaugurou sua primeira escola de judô. 

Mais do que ensinar golpes no tatame, Jigoro Kano instituiu uma série de valores éticos e morais, como amizade, autocontrole, coragem, cortesia, honra, modéstia, sinceridade e respeito. Em 1891, aos 30 anos, se casou e construiu uma família numerosa, com nove filhos. Jigoro Kano ocupou diferentes cargos na administração pública, sempre lutando em prol do esporte. Em 1909, o mestre Kano se tornou o primeiro japonês a integrar o Comitê Olímpico Internacional. 

Em 1935, recebeu um prêmio por sua contribuição na organização do esporte no Japão. Em maio de 1938, o mestre Kano morreu, aos 77 anos, quando voltava de um compromisso do Comitê Olímpico no Cairo. Jigoro Kano deixou ensinamentos importantes, como aprender a cair e levantar no tatame e na vida. Vinte e seis anos depois da morte do pai do judô, o esporte entrou oficialmente para os Jogos Olímpicos em 1964, quando a Olimpíada foi realizada no Japão pela primeira vez. 

História Hoje 

Produção: Beatriz Evaristo 

Sonoplastia: Messias Melo 

Apresentação: José Carlos Andrade

Esportes Brasília 28/10/2021 – 10:05 Nathália Mendes Rádio Nacional Jigoro Kano quinta-feira, 28 Outubro, 2021 – 10:05 2:53

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *